Ansiedade Antecipatória

mulher de aproximadamente 30 anos sentada com a cabeça apoada na mão aberta aparentando sensação de decepção

A ansiedade nada mais é que uma defesa do organismo no momento em que o mesmo identifica uma ameaça. Entretanto, a ansiedade antecipatória é uma preocupação exagerada a um evento futuro de grande expectativa e seus possíveis maus desfechos, interferindo em diversas ocasiões da vida de uma pessoa. Essa tensão costuma surgir em datas como casamento, férias, viagens, festas etc. Ou seja, é uma ansiedade que precede eventos que são prazerosos e não, necessariamente, algo a se preocupar.

Na dinâmica da ansiedade antecipatória, inicialmente, o indivíduo sofre o que descreve como uma paralisia, condição essa que “estraga tudo”. Depois, ou seja, durante o evento, não consegue divertir-se e, posteriormente, passa por estado de esgotamento e, por último, é tomado pela sensação de  não ter aproveitado a ocasião como queria.

O que determina a causa da ansiedade antecipatória, geralmente, é a insegurança, incapacidade de viver emoções e necessidade excessiva de controle. Essa tensão passa a perder efeito quando o indivíduo entende que as situações não são exatamente como queremos, ao passo que também não serão exatamente como esperamos.