Blog Psiquiatria

Transtorno Esquizoafetivo é responsável pela alternância de estados de euforia e depressão com crises psicóticas. A principal diferença dos outros transtornos de humor é que este transtorno se mistura com características de esquizofrenia. O diagnóstico é difícil e só pode ser confirmado após longo período de conversas com pacientes que apresentam sintomas dos dois tipos de distúrbios alternadamente. Os delírios em um paciente esquizoafetivo são manifestações de uma psicose ativa e não traços de personalidade,…

Excesso de trabalho e falta de tempo para realizar atividades mais prazerosas são grandes motores do estresse no mundo moderno. Popularmente conhecido como 'ataque de nervos', esses rompantes de agressividade são, geralmente, provocados por um soterramento de responsabilidades. Essas manifestações surgem durante situações que parecem não ter 'solução' para um ou mais problemas. Os 'ataques de nervos' são comuns em condições onde se retêm frustrações, angústias, inseguranças e em casos extremos, sintomas de depressão. A…

Ao falarmos de melancolia, não é raro que se exemplifique com uma súbita falta de vontade de fazer coisas que exijam esforço físico e mental, por exemplo, numa tarde qualquer. Ficar sem fazer nada, às vezes pode ser algo bastante “produtivo”. No entanto, considera-se uma patologia quando verifica-se que essa falta de motivação se torna permanente e profunda. A melancolia patológica tem a propriedade de alterar o pensamento do indivíduo, dificultando a sua rotina e…

Provocada pela grande excitação do sistema nervoso central, a ansiedade ocorre antes de momentos de perigo real ou subjetivo. Esse sentimento é decorrente de uma descarga de um neurotransmissor chamado noradrenalina, produzido nas regiões suprarrenais, nos lócus cerúleos e no núcleo amigdaloide. Apesar de ser algo comum por conta de uma rotina estressante ou por uma série de situações vividas, quando a ansiedade aparece com muita frequência ou intensidade pode afetar drasticamente as ações e…