Brasileiros estão mais ansiosos e lideram no ranking

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o pais mais ansioso do mundo, onde quase 19% da população sofre seus sintomas. Infelizmente, essa realidade se deve em muito à resistência da população ao tratamento adequado.

Muitos médicos psiquiatras afirmam que é recorrente em consultórios pacientes pedirem para que não sejam receitadas medicações, tendo em vista os mitos que cercam o tratamento, tais como ficar viciado, lento, impotente, engordar entre outros. Mesmo que possam existir efeitos colaterais, a medicação somente é receitada quando o benefício é muito maior que um efeito não esperado.

Com o uso da medicação no tratamento psiquiátrico é possível estabilizar o paciente e amenizar a angústia e sofrimento psíquico, para que assim se possa cada vez mais estudar por meio de psicanálise e exames, o embrião da doença no paciente. É comprovado que muitos dos problemas psiquiátricos estão ligados a causas genéticas e deficiências neurológicas, muitas vezes ampliada por traumas e situações adversas no desenvolvimento do indivíduo.

Veja mais em Transtorno de Ansiedade.