Com tratamento a Depressão pode ser superada

A depressão é uma doença que não discrimina raça, idade, história pessoal etc., muito por isso, talvez, esteja cercada de tabus e preconceitos. Infelizmente, tudo que é fato e se torna tabu acaba impedindo que a maioria tenha uma real dimensão deste problema.

No continente americano, cerca de 50 milhões de indivíduos, ou 5% desta população, sofriam de depressão em 2015. Estes números representam um aumento de 18% em 10 anos – desde 2005. Com tratamento adequado é possível superar a depressão e a ideia é sempre a mesma: o primeiro passo é conversar.

Muitos pacientes não aderem ao tratamento devido ao estigma sobre o uso de medicação, pelo receio de tornar-se dependente. Veja bem: conscientemente, alguém gostaria de ficar ‘escravo’ de um ou mais remédios? Na psiquiatria, entretanto, entende-se que o transtorno ‘aprisiona’ o paciente, impedindo que o mesmo tenha consciência ou forças para enfrenta-lo.

Recuperar e estabilizar as funções cerebrais para um melhor entendimento das distorções e disfunções que tornam a vida angustiada é a função do profissional. Como tratamento adequado é possível aliviar a ansiedade e ajudar o paciente perceber limitações que, em grande parte, são heranças genéticas e más formações.

Veja também sobre Tratamento da Depressão em Porto Alegre.