Os aspectos da ansiedade e suas implicações na rotina

É possível dizer que a ansiedade atua com um imenso guarda-chuva, abrigando diversos outros transtornos psicológicos. Isso porque, inicialmente, inúmeras patologias apresentam quadro intenso de ansiedade, evoluindo para outros transtornos mais específicos, como a depressão, síndrome do pânico, transtorno alimentar, fobia social etc.

O tema foi tratado pelos médicos psiquiatras Abelardo Ciulla e Leandro Ciulla, em entrevista ao quadro Medicina e Saúde com Cristina Mazzei.

Durante a conversa foram abordados diversos aspectos da ansiedade, incluindo sua caracterização como reação adaptativa para enfrentar uma situação de perigo iminente, seja físico ou mental. Quando não interfere na realização das atividades diárias, a ansiedade pode inclusive ser considerada uma condição benéfica, pois acelera a resposta do organismo e facilita a superação dos desafios.

A prescrição de remédios para ansiedade, combinados com a psicoterapia, é tema do bate-papo. Também se aborda a ansiedade quando relacionada à insônia e à falta de segurança nas grandes metrópoles.

Entenda melhor o perfil do indivíduo com ansiedade:

Na segunda parte da entrevista confira a relação da ansiedade com compulsão alimentar e compulsão por compras.