Os três níveis de Transtorno Bipolar: variações de humor discretas ou extremamente abruptas

O tratamento é realizado por meio de antipsicóticos, estabilizadores de humor, entre outros

O Transtorno Bipolar causa ao indivíduo severas alterações de humor, sendo caracterizado por três fases distintas, transitando entre depressão e euforia – também conhecida como mania. Essas variações podem ser discretas ou extremamente abruptas.

O Transtorno Bipolar varia de intensidade, de modo que no Transtorno Bipolar I a predominância é de comportamento da fase maníaca, intercalando com episódios de depressão. No Transtorno Bipolar II os sintomas são sensivelmente mais moderados em relação ao primeiro, mas as alterações acontecem e são percebidas pelos demais – e quase nunca pelo paciente. No terceiro nível temos o Transtorno Ciclomítico que, mesmo com características semelhantes às fases anteriores, neste caso podem ocorrer várias vezes num só dia.

O tratamento é realizado por meio de antipsicóticos, estabilizadores de humor, entre outros. No processo de amenizar os sintomas do Transtorno Bipolar o acompanhamento psicológico também é muito importante para se obter resultados satisfatórios e aumentar a qualidade de vida do paciente.

Veja mais sobre os níveis do Transtorno Bipolar.