Perguntas Frequentes Psiquiatria e Pandemia

O que é telemedicina ou atendimento online?

Telemedicina é aquele atendimento realizado à distância e por meio das tecnologias de teleconferência disponíveis. O atendimento psiquiátrico online – telemedicina – parece ser uma das especialidades que mais se adequam à esta forma de suporte, uma vez que não ocorre o contato direto com o paciente, tampouco um exame físico clínico.

Como farei para pegar a receita caso seja orientada medicação pelo psiquiatra?

Os conselhos de medicina, assim como o CREMERS, desenvolveram uma ferramenta para emitir a receita eletrônica. Esta tecnologia pode ser adotada pelos médicos que adotarem a telemedicina e é disponibilizada no site destes conselhos. Com este dispositivo de receita eletrônica, a receita é enviada ao e-mail do paciente com um código QR que autentica o documento.

Assista ao vídeo sobre telemedicina acessando: Atendimento Psiquiátrico Online Telemedicina.

Como cuidar da alimentação em tempos de distanciamento social?

No período de distanciamento social é realmente muito importante estarmos atentos a prática de alimentar-se bem. Para tanto, é indicado manter a prática alimentar o máximo equilibrada possível, consumindo fibras e nutrientes necessários para a manutenção do intestino, nem como hidratar-se bastante. Isso porque, com níveis acentuados de ansiedade, muitas pessoas tendem a consumir alimentos prontos e processados nada saudáveis. Hoje, sabe-se que existe uma relação muito próxima entre saúde mental e microbiota intestinal.

Assista ao vídeo sobre alimentação e ansiedade acessando: Alimentação e Saúde Mental no Distanciamento Social.

Pessoas que já possuem problemas psiquiátricos, podem ter seus sintomas intensificados no período de distanciamento social?

Sim. Mesmo que necessário o distanciamento social, quando estendido por muito tempo pode acabar ampliando alguns sintomas dos pacientes com transtornos mentais já diagnosticados. A falta da noção no que se refere ao término do período de isolamento, leva muitas pessoas a experimentar transtornos de ansiedade devido a inseguranças quanto ao futuro financeiro, sobre sua rotina dali para frente, a educação dos mais jovens, entre outras.

Saiba mais sobre Telemedicina Psiquiátrica em Porto Alegre.