Para Pinel as “lesões da mente” deviam ser tratadas de forma não violenta como os demais pacientes

Ser tratados como doentes e de forma não violenta

Na Idade Média, pessoas com transtornos mentais foram consideradas aberrações dominadas por um suposto mal de outra dimensão, ou qualquer outro motivo. Por mais incrível que pareça, a psiquiatria como área da medicina apenas começou a ser discutida quase quatro séculos mais tarde, na França do final do século XVII. Foi o polímata – conhecedor de várias ciências – Philippe Pinel (Saint André, 20 de abril de 1745 – Paris, 25 de outubro de 1826) propôs uma nova abordagem para um maior conhecimento das doenças mentais, o que chamou de “lesões da mente”.

Chamou muito a atenção do mundo científico o fato de considerar que seres humanos que sofriam de perturbações mentais eram indivíduos enfermos e que, ao contrário do que se pensava na época, precisam necessariamente ser tratados como doentes e de forma não violenta. Foi o primeiro médico a tentar descrever e classificar algumas perturbações mentais, demência precoce ou esquizofrenia.

Suas ideias ficaram registradas no Traité médico-philosophique sur l’aliénation mentale ou la manie (Tratado médico-filosófico sobre a alienação ou a mania – 1847) onde sugere uma nova especialidade que estudasse e tratasse sintomas que antes eram descritos como coadjuvantes de outras áreas, especialidade essa que daria o nome de Psiquiatria.

…desacorrentou os loucos em Paris(…) há sempre um resto de razão no mais alienado dos alienados.

Basicamente, o Tratado pode ser compreendido em termos de um enfrentamento de dois problemas centrais: os limites do conhecimento sobre a alienação; e o estabelecimento de um campo de pesquisa e sistematização capaz de tratar e curar as diversas manifestações da loucura.

Pinel iniciou seus estudos da doença mental motivado pelo suicídio de um amigo, que havia desenvolvido “melancolia nervosa” e que se “degenerou em mania”. Para o médico, o evento foi uma tragédia desnecessária, causada por uma péssima gestão da situação. Assombrado, Pinel procurou emprego em um dos sanatórios particulares mais conhecidos de Paris, para pudesse se aprofundar e dar segmento na compreensão das “lesões da mente”.