Nada saudável, a projeção é um dos mecanismo de defesa mais comuns

No campo da psicologia, o que chamamos de projeção se refere a um mecanismo de defesa onde determinados comportamentos indesejados de um indivíduo são atribuídos a outra ou outras pessoas. Neste mecanismo, a pessoa transfere para o outro por vezes pensamentos inaceitáveis ou indesejados e emoções de qualquer tipo.

A projeção é um dos mecanismos de defesa mais comuns e atua de forma a reduzir a ansiedade, uma vez que ele permite que se haja impulsivamente, conscientemente ou não, de modo que a razão da mente consciente não reconheça esse tipo de comportamento.

Um exemplo da dinâmica do comportamento de projeção é culpar alguma pessoa por um fracasso próprio. Assim, evita-se o desconforto de admitir conscientemente a falta cometida, guardando o sentimento no inconsciente.

Por definição, a projeção é um mecanismo de defesa psicológico em que determinada pessoa projeta seus próprios pensamentos, motivações, desejos e sentimentos indesejáveis numa ou mais pessoas. Alguns profissionais da psicologia acreditam que a projeção trata-se de um processo bastante comum e que todas as pessoas utilizam o mecanismo de defesa em certos momentos da vida.