O que é psicopatologia?

O conceito de normalidade está intimamente ligado aos tipos de comportamentos mais recorrentes em uma cultura, em uma determinada região, em um determinado momento da história. Em outras palavras – caso pudéssemos obter uma amostra – seria o mais comum, o mais provável encontrado em determinado contexto da sociedade. Mesmo assim, o conceito de normalidade ainda está longe de ser um consenso.

Quando o comportamento de alguém foge muito àquele que possuía num passado relativamente recente, trazendo prejuízos significativos a si e aos outros. Geralmente, são as pessoas mais próximas que percebem uma ruptura no padrão do outro, distanciando-se da sua própria normalidade. A partir daí, critérios diagnósticos que apresentam um conjunto de sintomas necessários e suficientes, é possível determinar o estado do paciente.

A busca da saúde mental, portanto, é tentar encontrar uma condição ideal para que essa “normalidade” possa surgir, ou voltar a existir, de modo a oferecer melhores condições de vida ao indivíduo. Com o tratamento, busca-se reduzir a ansiedade e angústia do paciente e definir um estado completo de bem-estar mental, físico e social.