Independentemente da razão da procura pela consulta, o médico psiquiatra deverá realizar uma avaliação tanto física quanto da condição mental da pessoa. O exame mental é importante para estabelecer o quadro do paciente, bem como, a capacidade de compreender a realidade à sua volta. Atualmente, a grande maioria das pessoas que realizam o tratamento psiquiátrico o faz em consultas ambulatoriais, ou seja, nos consultórios. Na avaliação psiquiátrica, a princípio é realizada uma entrevista para conhecer…

Ainda que não se tenha uma ideia precisa do que é ou não saudável no que se refere ao consumo de conteúdo em Smartphones, pesquisadores temem alguns efeitos preocupantes. No Canadá, o mais recente estudo sobre um possível tempo seguro sob os aparelhos, acompanhou cerca de 2,5 mil crianças de dois anos. A pesquisa concluiu que o mais seguro é que crianças de até 18 meses não usem celulares. Entre os adolescentes e pré-adolescentes o…

Ainda que a fobia social pareça não carregar grandes consequências na vida de uma pessoa, é na rotina que se verifica a tendência a evitar situações que deveriam ser triviais. Quem sofre do transtorno sente um tremendo desconforto em sair na rua para atividades em público, como comer em restaurantes, ir a eventos, deixando de passar por experiências importantes como festas, eventos com casamentos, entre outros. O indivíduo que passa por fobia social sabe do…

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) entre as doenças incapacitantes mais comuns em todo o mundo, a depressão só perde para as dores de coluna. Consideram-se incapacitantes aquelas doenças que, por serem crônicas e graves, acabam por afastar a pessoa de suas atividades profissionais e cotidianas. Dificilmente, campanhas públicas de prevenção em saúde apontam para doenças mentais, fato que além de negligenciar o acesso à informação, aumenta o tabu em torno do tema. Para…