Setembro Amarelo: falar é a melhor solução

Considerado um problema de saúde pública a ocorrência dos suicídios entre jovens cresce a cada ano

O mês de Setembro foi o período escolhido para dar luz à campanha de prevenção ao suicídio. No Brasil, a consciencialização teve inicio em 2015 por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), juntamente com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O propósito maior da campanha é promover diversos eventos em todo o território nacional como meio de abrir o debate para alertar a população da real importância deste problema.

Considerado um problema de saúde pública a ocorrência dos suicídios entre jovens cresce a cada ano e, de acordo com dados oficiais, 32 brasileiros tiram suas próprias vidas por dia. Esses números são maiores, por exemplo, que a quantidade de vítimas por HIV ou da maioria dos óbitos por câncer.

A cor amarela teria sido escolhida quando, em 1994 um jovem americano de 17 anos tirou a vida ao dirigir seu Mustang 68 amarelo, pintado pelo próprio garoto. Seus pais Dale Emme e Darlene Emme iniciaram a campanha com o símbolo Yellow Ribbon (fita amarela, em inglês).

Veja mais no site www.yellowribbon.org