Síndrome do Ninho Vazio

Quando os filhos crescem e saem de casa é bastante comum que os pais sintam uma profunda tristeza em relação a essa nova realidade. Conhecida como síndrome do ninho vazio, essa situação costuma atingir principalmente as mães. É natural que a rotina de educação e cuidado dos filhos não permita que outras atividades sejam realizadas. É por isso que, enxergar o ninho vazio como uma possibilidade de realizar as atividades prazerosas que ficaram para segundo plano, pode ajudar bastante a superar essa fase.

Contudo, há casos em que o pai ou a mãe não é capaz de se adaptar a essa nova ordem familiar e, a tristeza que era para ser passageira, evolui para quadro de depressão. Em relação às mulheres, esses sintomas podem estar relacionados à menopausa que também provoca mudanças emocionais.

Nos casos em que a síndrome do ninho vazio se transforma em depressão, é preciso buscar a ajuda de um psicólogo ou de um psiquiatria. O tratamento especializado e a conversa sobre o porquê da saída de casa dos filhos estar sendo tão penosa pode ajudar a compreender melhor a situação.

Veja também tratamento para Depressão.