Transtorno Disfórico Pré-Menstrual

Transtorno Disfórico Pré-Menstrual é uma forma mais grave da TPM, que afeta de 3 a 8% das mulheres.

Além dos sintomas básicos, os quatro principais indícios de uma tensão mais severa são: humor deprimido, sentimentos de falta de esperança ou pensamentos autodepreciativos; ansiedade acentuada, tensão, sentimentos de estar com os “nervos à flor da pele; significativa instabilidade afetiva; raiva ou irritabilidade persistente e conflitos interpessoais aumentados.

De forma geral, o diagnóstico só é confirmado quando os sintomas trazem prejuízo às atividades cotidianas e acontecem a mais de dois ciclos consecutivos. É necessário discernimento para não confundir estes sinais com manifestações de outras doenças.

Os antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina (ISRS) são os medicamentos indicados para tratar o quadro. Pílulas contraceptivas e outros medicamentos hormonais inibem a menstruação e os seus sintomas.

Além disso, o ácido cis-linoléico encontrado no óleo de girassol, as verduras, os legumes e os alimentos integrais fornecem naturalmente toda a série de elementos nutricionais que equilibram os hormônios femininos.