Terapia de Casal pode ajudar a conciliar carreira e família

A terapia de casal é uma maneira de aliviar conflitos psicológicos. Com a ajuda de um profissional é possível ter uma visão imparcial e, o mais importante de tudo, profissional da situação. Quando o casal não consegue resolver seus problemas sozinho, um conhecimento aprofundado da psique, bem como a experiência de um profissional, podem ajudar.

É através do conhecimento das rotinas que se estabelecem entre o casal, que é possível encontrar erros e modificar comportamentos. Assim a terapia de casal estabelece o equilíbrio emocional entre os parceiros.

Os motivos mais comuns para os desequilíbrios entre casais são: falta de comunicação, mudança de prioridades, diferenças individuais de personalidade, exigência elevada, sobrecarga de responsabilidade em um dos parceiros, infidelidade, entre outros.

Entre os objetivos da terapia de casal estão: a busca pelo fortalecimento do compromisso, acabar com a competição, respeito às diferenças e necessidades do outro, melhorar a vida sexual e a qualidade do relacionamento em geral.

Trabalho e família na terapia de casal:

Situações de estresse no trabalho podem gerar conflitos dentro da relação, sendo importante compreender os momentos de irritação sem motivos aparentes, que na maioria das vezes são frutos de conflitos externos trazidos para dentro da relação. Em meio às situações de estresse estão a falta de tempo um para o outro, que pode ser potencializada pelos filhos. A falta de dedicação ao parceiro gera distanciamento e afasta gradualmente o casal. A terapia de casal pode ajudar a encontrar maneiras de conciliar trabalho e casa, sem prejudicar nenhum dos dois.

Quando problemas individuais interferem na relação, é possível recorrer também a consultas particulares. A extensão da terapia de casal depende dos problemas apresentados e da evolução de cada par. São necessários, no mínimo três meses de terapia, sendo importante lembrar que ambas as partes devem estar dispostas a mudar.