Transtorno Histriônico, a necessidade de chamar a atenção

A cobrança é feita com atos teatrais que tentam convencer os demais de que a pessoa com o transtorno depende profundamente de atenção.

Quem sofre de transtorno histriônico tem dificuldade em aceitar não ser o centro das atenções. O histriônico é dramático e exagerado em suas reações quando sente que não recebe a devida importância. Com comportamentos expressivos, intolerantes e algumas vezes até agressivos, o indivíduo clama por atenção. Esse tipo de atitude sem controle provoca indisposição nos relacionamentos e, por vezes, consequente afastamento.

A cobrança é feita com atos teatrais que tentam convencer os demais de que a pessoa com o transtorno depende profundamente de atenção. Na maioria das vezes, os primeiros sintomas aparecem no início da idade adulta e podem ser notados pelo excessivo desconforto toda vez que o indivíduo deixa de ser o tema das conversas. Podem influenciar no desenvolvimento do problema fatores genéticos, traumas de infância e problemas no relacionamento familiar.